segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aprenda como limpar Corretamente o ferro de passar roupa

Aprenda como limpar corretamente o ferro de passar roupa

Diversos produtos podem auxiliar na limpeza do ferro, de acordo com o material que ele é feito

Redação Bonde



Para limpar o ferro de passar roupa, sempre correu por aí uma receita bem conhecida: usar parafina e palha de aço. Mas será que só porque muita gente usa o método isso significa que seja o correto?

Existem diversos materiais usados na fabricação dos ferros. Há bases feitas de alumínio, como nos ferros a seco mais antigos, feitos também de inox e cerâmica, que ainda recebem acabamento antiaderente ou esmaltado. E a limpeza desses materiais nem sempre é igual.

Quando é utilizada a parafina e a palha de aço na limpeza do ferro, o resultado será mais sujeita logo na próxima vez que for usar o equipamento. A parafina deixa resíduos na base do ferro, que quando aquecido novamente pode causar um efeito de amarelado nas roupas.

A palha de aço usada para esfregar a base do ferro ocasiona riscos que muitas vezes são imperceptíveis, porém, podem enrugar em vez de alisar os tecidos quando passados com o ferro. Isto também pode retirar o esmalte da base e a antiaderência.

Reprodução
Reprodução


O acúmulo de resíduos na base do ferro com o passar do tempo é normal. Na verdade são pequenas partículas sintéticas derretidas que grudam na base. Esse acúmulo é causado pelo mau uso do equipamento, principalmente quando as pessoas não utilizam a temperatura adequada para passar cada tipo de tecido. Quando um tecido é passado em temperatura superior a que pode suportar, suas fibras acabam sendo queimadas e grudam na base do ferro. 

De acordo com a gerente de produtos da Electrolux, o correto é usar água, vinagre branco e esponja macia. Veja a receita abaixo:

  Misturar meio de copo de água com meio copo de vinagre branco 
Passar sobre a superfície do ferro ainda morno com o lado mais macio da esponja. Finalizar passando um pano úmido várias vezes para remover toda a solução

 Detergente neutro pode ser usado no lugar do vinagre branco, mas neste caso será preciso mais empenho para retirar os resíduos dele do ferro. E quando a sujeira já estiver velha e muito aderida ao ferro, é possível usar produtos de limpeza pesada.

 Para os ferros sem antiaderente, indicamos utilizar um saponáceo com uma esponja macia e esfregar somente nas sujeiras mais resistentes. Isso deve ser feito com o ferro desligado e totalmente frio. Ao fazer isso é preciso ter cuidado redobrado para que o saponáceo não entre nas saídas de vapor.

 Parte interna e saídas de vapor: Também não é indicado colocar produtos de limpeza ou de outra natureza no compartimento interno do ferro. E os resíduos desses produtos podem calcificar, fazendo com que partículas brancas comecem a ser liberadas pelas saídas de vapor.

Além disso, esse compartimento interno pode ser de ferro. Neste caso, o uso de produtos e também o hábito de guardar o ferro de passar sem esvaziá-lo podem fazer com que o compartimento enferruje. Quando isso acontece, as saídas de vapor começam a liberar partículas de cor escura.

Para garantir que os ferros a vapor sigam limpos e funcionando da maneira correta, o ideal é realizar ao menos uma vez por mês o procedimento de autolimpeza descrita no manual de instrução do equipamento. 

Caso o ferro de passar caia no chão, o termostato, peça que marca a temperatura do equipamento pode ficar desregulada. Ou seja, internamente a peça marca uma temperatura, quando externamente está regulada para outra. Se isso acontecer, leve o equipamento a uma assistência técnica para fazer a regulagem da peça. (Fonte: Como Cuidar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário